Os Problemas são oportunidades para nos fortelecer!!!

Os Problemas são oportunidades para nos fortelecer!!!
Este blog foi inspirado pelos jovens da Caravana Arco Iris, então para facilitar o entendimento do porque de tudo isso, fiz a postagem de algumas psicografias de meu filho Erick Ibelli, e para mostrar que na vida nada acontece por acaso!!! A vida continua e a nossa passagem pela Terra, é apenas uma parte do caminho!!! Irene Ibelli

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Conheça os mitos e verdades sobre parar de Fumar

Conheça os mitos e verdades sobre parar de fumar

29/05/2014 - Conheça os mitos e verdades sobre parar de fumar

Conheça os mitos e verdades sobre parar de fumar O tabagismo é um problema que atinge milhares de brasileiros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças ligadas ao fumo. Se o consumo de produtos, como cigarros, charutos e cachimbos não diminuir, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais até o ano de 2030.
No Dia Mundial Sem Fumo, comemorado em 31 de maio, Dr. Rafael Munerato, cardiologista do laboratório Pasteur, comenta os 10 mitos e verdades sobre parar de fumar.
 
 1 – Se você já está doente, tirar o prazer de fumar não vai te fazer bem. MITO. “Parar de fumar sempre faz bem”, diz Dr. Rafael Munerato. Ele explica que quando a pessoa larga o vício, recupera alguns anos perdidos e ganha muito em qualidade de vida. Quando a pessoa já está doente, parar de fumar auxilia na recuperação.
 
2 – Só não para de fumar quem não quer. MITO. “Algumas pessoas acreditam que só fuma quem não tenta parar, mas não é verdade”, esclarece o cardiologista. O tabagismo é considerado uma doença e causa uma dependência séria pelo uso da nicotina, que é uma droga altamente viciante.
 
3 – O pulmão volta ao normal quando o vício acaba. MITO. “O pulmão não se regenera”, afirma o médico. Porém, as defesas do órgão não ficam mais inibidas e começam a agir no organismo. Segundo Dr. Rafael “quem para de fumar tem mais tosse do que os que ainda fumam” porque o corpo quer limpar a “sujeira”.
 
 4 – Parar de fumar deixa a pessoa mais nervosa. VERDADE. Dr. Rafael conta que a nicotina aumenta o poder de concentração e, ao ser tragada, faz com o cérebro libere serotonina. É isso que dá a sensação de prazer aos fumantes, porém ela é momentânea. O médico aconselha que a pessoa que deseja parar de fumar busque outras formas de liberar a substância, como a prática de esportes, por exemplo.
 
 5 – Parar de fumar é um caminho a ser percorrido sozinho. MITO. A decisão de parar de fumar deve ser tomada pelo tabagista, porém é muito mais difícil parar sozinho. Para o cardiologista, “é preciso acompanhamento médico”. Com ajuda profissional e técnicas já testadas, é mais fácil acabar com o vício.
 
6 – Cigarro é mais viciante que maconha. VERDADE. Não existem comprovações, ambas são drogas que reagem diferentemente no organismo. No entanto, a venda do cigarro de tabaco é legalizada, portanto, a droga é mais acessível.
 
 7 – Os cigarros com filtro light, de sabor e de cravo são menos prejudiciais. MITO. “Todas as diferentes linhas de cigarro são prejudiciais”, diz o médico. Alguns cigarros têm menor concentração de nicotina e as pessoas acabam fumando em maior quantidade para suprir o vício.
 
 8 – Só se para de fumar quando o vício é substituído por outro. MITO. De acordo com Dr. Rafael, a substituição é apenas uma das técnicas para parar de fumar. “Os tabagistas podem trocar um vício ruim por um que faz bem como, por exemplo, a prática de exercícios”, conclui.
 
 9 – As pessoas engordam quando param de fumar. MITO. Nem todas as pessoas engordam quando param de fumar. O que acontece é que, ao acabar com o vício do tabagismo, os cinco sentidos ficam mais aguçados e os ex-fumantes sentem mais cheiros e sabores, deixando-os com desejo de comer mais.
 
 10 – Parar de fumar tem que ser de uma vez só. MITO. É possível parar gradativamente. “Existem táticas e planos para alcançar o objetivo envolvendo o uso de outras drogas que funcionam aos poucos”, sugere o cardiologista. Adesivos, gomas de mascar e alguns princípios ativos agem como a nicotina e podem retirar a fissura por cigarro aos poucos.
 
 Sobre o Pasteur Medicina Diagnóstica O Pasteur nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui 26 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado referência no segmento de medicina diagnóstica, o laboratório disponibiliza aos clientes serviços com qualidade e credibilidade. E, para quem não tem plano de saúde, o programa Pasteur Popular oferece exames com preços acessíveis para toda a família. A marca conta, ainda, com o projeto Pasteur Melhor Idade, que oferece assistência diferenciada para idosos e uma série de vantagens, como descontos especiais no valor dos exames de análises clínicas, anatomia patológica e imagem. Com o objetivo de buscar continuamente mais conforto aos pacientes, o laboratório desenvolveu o conceito de atendimento integrado na Mega Unidade Taguatinga Norte, que oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e diagnóstico por imagem no mesmo local. Para mais informações acesse o site www.pasteur-df.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-9669. 
 
 Blog de rafaelababy : ✿╰☆╮Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄ƷTudo para orkut e msn, Barrinhas divisorias
 
"Cidadão de bem é aquele que respeita os direitos dos outros, como gostaria que os seus fossem respeitados!!!"
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário