Os Problemas são oportunidades para nos fortelecer!!!

Os Problemas são oportunidades para nos fortelecer!!!
Este blog foi inspirado pelos jovens da Caravana Arco Iris, então para facilitar o entendimento do porque de tudo isso, fiz a postagem de algumas psicografias de meu filho Erick Ibelli, e para mostrar que na vida nada acontece por acaso!!! A vida continua e a nossa passagem pela Terra, é apenas uma parte do caminho!!! Irene Ibelli

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Que São as Drogas???

O que são as Drogas?

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que se introduza no organismo e modifica as suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Temos o exemplo da cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (deriva da papoila) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha).

As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas momentaneamente suscita a ideia de uma substância uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe diferentes sensações, alterando-lhe o humor e o comportamento.

As drogas podem ser classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os depressores das actividades. O termo droga envolve também os analgésicos, alucinogénios, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que afectam o sistema nervoso central, modificando actividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas devem ser absorvidas de várias formas: por inalação, via oral, intravenosa ou aplicadas via rectal
(supositório).

a) Intoxicação Aguda

É uma condição transitória, seguindo-se a administração de álcool ou de outra substância psicoactiva, resultando perturbações no nível de consciência, cognição afecto ou comportamento, ou outras funções psicofisiologias.

b) Uso nocivo

É um padrão de uso psicoactivo que causa danos á saúde. O dano pode ser físico (como no caso da hepatite decorrente da administração de drogas injectáveis) ou mental (ex.: episódio depressivo secundário ou um grande consumo de álcool).

c) Toxicomania

A toxicomania é um estado de intoxicação periódica ou crónica, nociva ao indivíduo e à sociedade, determinada pelo consumo repetido de uma droga, (natural ou sintética).

Principais características:

- Irresistível desejo causado pela falta que obriga a continuar a usar drogas.
- Tendência a aumentar a dose.
- Dependência de ordem psíquica (psicológica) às vezes física acerca dos efeitos das drogas.

d) Síndrome e Dependência

É um conjunto de fenómenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos, no qual o uso de uma substância ou uma classe de substâncias alcança uma prioridade muito maior para um determinado individuo, do que outros comportamentos que antes tinham maior valor.

Uma característica central da síndrome da dependência é o desejo (frequentemente forte e algumas vezes irresistível) consumir drogas psicoactivas as quais podem ou não terem sido prescritas por médicos.

e) Co-dependência

Co-dependência é uma doença emocional que foi diagnosticada nos Estados Unidos por volta das décadas de 70 e 80, numa clínica para dependentes químicos, através do atendimento aos seus familiares. Porém, com os avanços dos estudos das causas dos sintomas, que são vários, chegou-se a conclusão de que esta doença atinge não só apenas os familiares dos dependentes químicos, mas um grande número de pessoas, cujos comportamentos e reacções perante a vida são um meio de sobrevivência.

As pessoas co-dependentes vivem em função dos outros, fazendo destes a razão da sua felicidade e bem-estar. São pessoas que têm uma baixa auto-estima e um intenso sentimento de culpa. Vivem tentando ajudar outras pessoas, esquecendo-se, na maior parte do tempo, de viver a sua própria vida, entre outras atitudes de auto-anulação.

O que vai caracterizar o doente é o grau de negligência em relação à sua própria vida em função do outro e de comportamentos que podem ser lesivos para a saúde..

A co-dependência também pode ser fatal, causando a morte por depressão, suicídio, assassinato, cancro e outros. Embora não exista nas certidões de óbito o termo de co-dependência. Mas muitas vezes ela é o agente desencadeador de doenças muito sérias. Mas pode-se reverter este quadro, adoptando-se comportamentos mais saudáveis. O primeiro passo em direcção à mudança é tomar consciência do problema e aceitá-lo.

f) Abstinência narcótica

Independente de sexo ou idade, na gravidez ou não, sempre que se suspendem de forma abrupta os narcóticos, poderá surgir numa pessoa viciada nestas drogas, uma sensação de sintomas que vão caracterizar a síndrome de abstinência narcótica.

- As primeiras 4 horas de abstinência:

Ansiedade, comportamento de procura de droga.

- As primeiras 8 horas de abstinência:

Ansiedade, procura de droga, lacrimejar, inflamação das mucosas nasais, bocejos frequentes, sudorese excessiva, fraqueza geral.

- As primeiras 12 horas de abstinência:

Ansiedade, procura da droga, lacrimejar, inflamação das mucosas nasais, bocejos frequentes, sudorese excessiva, fraqueza geral, dilatação das pupilas, tremores musculares, ondas de frio, ondas de calor, erecção dos pêlos cutâneos, dores ósseas, dores musculares.

- As primeiras 18-24 horas de abstinência:

Ansiedade, procura da droga, lacrimejar, inflamação das mucosas nasais , bocejos frequentes, sudorese excessiva, fraqueza geral, dilatação das pupilas, tremores, ondas de frio, ondas de calor, erecção dos pelos cutâneos, dores ósseas, dores musculares, insónias, náuseas, muita inquietação, aumento da frequência respiratória, pulso rápido, aumento da profundidade da respiração, pressão arteral, hipertermia (febre), dor abdominal.

- As primeiras 24-36 horas de abstinência:

Ansiedade, procura de droga, lacrimejar, inflamação das mucosas nasais, bocejos frequentes, sudorese excessiva, fraqueza geral, dilatação das pupilas, tremores, ondas de frio, ondas de calor, erecção dos pêlos cutâneos, dores ósseas, dores musculares, insónias, náuseas, muita inquietação, aumento da frequência respiratória, pulso rápido, aumento da profundidade da respiração, aumento da tensão arterial, hiper termia (febre), dor abdominal, ejaculação espontânea, perda de peso, orgasmo espontâneo, sinais de desidratação clínica, aumento dos leucócitos sanguíneos, aumento da glicose sanguínea, acidose sanguínea, distúrbio do metabolismo ácido – base

Síndrome de Abstinência no recém nascido

Costuma ocorrer após 48 horas do parto de uma gestante viciada em narcóticos com as características: febre, tremor, irritabilidade, vómitos hiper tonicidade muscular, insuficiência respiratória, convulsões, choro agudíssimo, muitas vezes pode ocorrer a morte do recém nascido.

Circuito das drogas no corpo

As drogas circulam de maneira previsível pelo o corpo e ganham maior velocidade e alcance a partir do momento em que entram na corrente sanguínea.

O sangue circula dos tecidos para o coração através das veias. Do coração, o sangue parte para os pulmões para adquirir oxigénio e libertar o dióxido de carbono, o sangue retorna então ao coração através das artérias, carregando consigo a droga.

As drogas podem ser administradas oralmente, aspiradas pelo o nariz ou inaladas até aos pulmões. Podem ser injectadas através da pele, de uma camada de músculo ou dentro de uma veia (via intravenosa). A injecção intravenosa é a via que produz os efeitos mais rápidos.
 

 
Amemos o nosso Planeta Terra e nossos semelhantes, como Jesus nos amou!!!
Não podemos nos esquecer de que Deus ainda está no comando!!!
   
 
 Irene Ibelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário